Sistema de classificação de Whittaker modificado

Os sistemas de classificação têm evoluído ao longo do tempo.

O sistema de classificação de Whittatker baseia-se em vários critérios. O nível de organização celular, o modo de nutrição e o tipo de interacções nos ecossistemas são os mais significativos.

Em 1979, Whittaker apresentou uma versão modificada do seu sistema de classificação. Esta versão dividia os seres vivos em  5 reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Reino Monera

Os seres vivos do reino Monera são seres unicelulares procariontes, representados pelas bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. São seres muito simples mas são cosmopolitas, ou seja, podemos encontrá-los em qualquer tipo de habitat e, por vezes, até em alguns onde é impossível existirem outras formas de vida.

A maior parte destes organismos possui uma parede celular, que lhes confere a forma característica, dando potecção e suporte à célula.

Estes seres podem ser benéficos ou prejudiciais para o Homem.

Reino Protista

O Reino Protista é o que reúne menos consenso, no que diz respeito aos organismos nele incluídos. Este facto decorre das diferentes direções em que a multicelularidade evoluiu e encontra-se bem expresso na diversidade de organismos incluídos neste reino.

Desta forma, existem protistas semelhantes a animais, denominados protozoários; semelhantes a plantas, denominadas algas; e semelhantes a fungos.

Os protistas existem na maioria dos locais que contêm água, incluindo habitats terrestres suficientemente húmidos.

Reino Fungi

Os fungos são seres eucariontes, maioritariamente multicelulares e existem, essencialmente, em habitats terrestres. São heterotróficos, adquirindo os nutrientes por absorção.

Estruturalmente, os fungos multicelulares são constituídos por hifas, que são filamentos ramificados que tiveram origem num esporo. As hifas podem formar uma rede densa de filamentos, denominada micélio, ou formar um corpo compacto, como no caso dos cogumelos.

Os fungos podem ser decompositores, mas também podem estabelecer relações simbióticas com outros organismos.

Reino Plantae

As plantas são seres eucariontes, multicelulares, maioritariamente fotossintéticos e autotróficos. Podemos difidir as plantas em 4 grandes grupos:

  • Briófitas - São as plantas mais simples. Não possuem tecidos vasculares e o seu corpo apresenta pouca diferenciação.
  • Filicíneas - São plantas vasculares sem sementes. Reproduzem-se por esporos.
  • Gimnospérmicas - São plantas vasculares com semente, cuja fecundação é totalmente independente da água.
  • Angiospérmicas - Constituem o grupo mais evoluído, sendo também o mais numeroso.São plantas vasculares, com semente e com flor.

Reino Animalia

O reino Animalia é o mais numeros em termos de espécies conhecidas.Os animais são seres eucariontes, multicelulares e heterotróficos. Encontram-se distribuídos por todo o tipo de habitats do nosso planeta.