Regulação nervosa e hormonal em animais
Este é, na minha opinião, um tema difícil de iniciar, que requer muito trabalho. É preciso relembrar toda a matéria de 10º ano, porque está interligada com esta. Depois de um esforço inicial, torna-se muito mais fácil de compreender, apesar de ser preciso muito raciocínio. Foi um tema que considerei interessante porque envolve muito raciocínio, e dá-me um certo gozo conseguir raciocinar e perceber que estou certo (quando isso acontece).
Crescimento e renovação celular
Este tema implica um grande esforço desde o início ao fim do mesmo. É preciso saber, perceber e raciocinar para conseguir acompanhar o desenvolvimento e o avanço da matéria. Tive algumas dificuldades no início do estudo da síntese de proteínas, mas depois de um esforço maior, consegui perceber e acompanhar a matéria. O mesmo se passou com o estudo da fase mitótica mas penso que o método de estudo que a professora utilizou ajudou a compreender melhor o tema.
Reprodução assexuada
Este tema, na minha opinião, é um tema fácil. É necessário decorar os processos, o que acontece em cada um deles, e perceber como acontece. Depois disso, é só "ter tudo na ponta da língua".
Ciclos de vida: unidade e diversidade
Para estudar este tema foi proposto realizar uma apresentação sobre um dos ciclos e assistir à apresentação de todos os grupos para aprendermos não só com a nossa apresentação, mas também com as dos outros. O estudo de forma autónoma ajuda muito porque obriga a decorar, perceber e raciocinar por nós próprios. Penso que é um tema fácil, apesar de ser preciso uma grande compreensão do tema anterior e do que acontece em cada ciclo e porque acontece.
Mecanismos de evolução
Este é, na minha perspectiva, o tema mais difícil da Biologia de 11º ano. Envolve muita matéria, muita compreensão e muita memorização. Resumindo, muito estudo. É necessário saber pormenorizadamente todas as teorias - fixistas e evolucionistas -, os seus argumentos e as críticas feitas a cada uma. Apesar de não ser referida nos resumos, uma parte que considerei bastante interessante e bastante engraçada é a teoria da geração espontânea. Apesar de todas as dificuldades, foi-me possível adquirir de forma completa os conhecimentos necessários para a compreensão deste capítulo.
Hormonas vegetais
Eu considerei este tema um tema simples. Não é preciso relacionar muita informação, é mais necessário saber a informação e perceber essa mesma informação. Não achei que fosse um tema muito interessante, porque eu tenho um maior interesse pela parte animal.
Crescimento e regeneração de tecidos vs. diferenciação celular
Este tema não é muito complexo, na minha opinião. Requer um esforço para começar e relembrar matéria de outros anos mas, depois de finalizado, percebe-se que não é muito difícil.
Reprodução Sexuada
Este tema não pode ser considerado um tema fácil, mas também não se lhe pode chamar de dificil. No início tornou-se difícil porque tive de o aprender por mim próprio, o que não impediu a compreensão do mesmo, talvez até tenha originado uma melhor compreensão. É necessário compreender e decorar todas as fases da meiose e saber relacionar este fenómeno com a formação dos gâmetas e a sua utilidade. Esta unidade é bastante importante para compreender a unidade seguinte.
Unicelularidade e multicelularidade
Este capítulo requer mais capacidade de memorização do que de percepção. Obviamente que é necessário entender bem todos os pormenores, mas tem uma maior importância memorizar as hipóteses, o que acontece em cada uma delas e saber distingui-las a partir de uma imagem, texto ou qualquer outro meio.
Sistemas de classificação
Este capítulo é um capítulo de fácil compreensão pois apenas é necessário decorar alguns conceitos e como se interligam. Não envolve muito raciocínio, apenas é preciso compreender como os seres vivos recebem o seu nome científico e quais são as regras para que estes obtenham o referido nome.
Sistema de classificação de Whittaker modificado
Este capítulo é de fácil compreensão e memorização. É uma revisão mais pormenorizada da matéria inicial da Biologia de 10º ano. Apenas é necessário saber quais são os 5 reinos e quais as características que colocam os seres vivos em cada um desses reinos.