Rochas metamórficas

Metamorfismo

O metamorfismo é o conjunto de adaptações mineralógicas e texturais que as rochas pré existentes sofrem, quando sujeitas a condições de pressão e de temperatura diferentes das que presidiram à sua formação.

Estas adaptações ocorrem sem que ocorra fusão da rocha pré-existente.

Factores de metamorfismo

Os factores que determinam o grau de instabilidade de rochas pré-existentes são designados factores de metamorfismo.

Estes factores controlam os processos metamórficos e destacam-se a tensão, a temperatura, os fluidos e o tempo.

Tensão

Quando a um objecto são aplicadas forças. A tensão pode ser litostática ou não-litostática.

  • Tensão Litostática: quando as forças são idênticas em todas as direcções. Resulta do peso da massa rochosa suprajacente e faz diminuir o volume da rocha. As rochas que sofrem este tipo de tensão, têm os minerais metamórficos mais densos.
  • Tensão Não-litostática – As rochas estão também sujeitas a pressões resultantes dos movimentos tectónicos. Essas forças, de natureza compressiva, distensiva ou de cisalhamento, geram uma orientação bem definida. Como consequência desta tensão dirigida, os minerais das rochas passam a apresentar uma disposição orientada dos seus minerais segundo planos paralelos – foliação.
Temperatura

Pela acção do calor, as ligações químicas que definem a estrutura cristalina dos minerais podem ser alteradas ou quebradas. À medida que as rochas se ajustam à temperatura a que foram submetidas, os seus átomos e iões recristalizam, formando minerais estáveis nas novas condições.

Fluidos

A composição química e mineralógica das rochas pode ser alterada pela introdução ou remoção de componentes químicos.

Os fluidos libertados por um magma podem transportar iões de sódio, potássio, silício, cobre, zinco e, em solução, outros elementos solúveis em águas quentes sob pressão. A circulação destes fluidos no interior das rochas – circulação intrarrochosa – permite a troca de átomos e de iões entre as rochas e o fluido.

Tempo

O metamorfismo demora milhares de anos para se realizar. Quanto maior for o tempo de exposição aos factores de metamorfismo, maior irá ser o grau de metamorfismo.

Rochas metamórficas

Minerais índice

Os minerais índice são minerais que cristalizam sob condições de temperatura e pressão bem definidas. Estes indicam as condições termodinâmicas do meio em que se formaram.

Tipos de metamorfismo

Existem dois tipos de metamorfismo: metamorfismo de contacto e o regional.

Metamorfismo de contacto

Neste tipo de metamorfismo, de carácter muito localizado, os factores determinantes são o calor e circulação de fluidos. O metamorfismo de contacto ocorre junto de formações magmáticas que se introduziram nas rochas preexistentes (intrusões magmáticas). Em virtude do aumento de temperatura e da circulação de fluidos, as rochas adjacentes às intrusões começam a ser metamorfizadas ao longo de uma zona envolvente designada por auréola de metamorfismo. A extensão desta zona depende da susceptibilidade da rocha metamorfizada, bem como da dimensão e temperatura da intrusão.
As rochas conhecidas como corneanas resultam da alteração das rochas encaixantes, que estão em contacto directo com o magma de intrusão. Os quartzitos e o mármore são exemplos de outras rochas formadas sob a influência do calor das intrusões, respectivamente, a partir de recristalização de arenitos e calcário.

Metamorfismo regional

A maior parte das rochas metamórficas que integram a crusta terrestre resulta, geralmente, de metamorfismo regional. Este tipo de metamorfismo, que actua em extensas áreas, sobretudo ao longo dos limites tectónicos convergentes, está relacionado com a formação de grandes cadeias montanhosas a partir de espessas camadas de sedimentos acumulados em determinadas regiões oceânicas. O metamorfismo regional resulta da acção combinada do calor, das tensões litostática e dirigida e dos fluidos de circulação, constituindo o xisto ou o gnaisse bons exemplos de rochas formadas sob estas condições. Uma vez que a pressão não litostática (dirigida) é um dos factores determinantes neste tipo de metamorfismo, estas rochas apresentam tipicamente uma notável foliação.

Classificação das rochas metamórficas

Um importante critério de classificação das rochas metamórficas é a sua foliação. De acordo com isto podemos classificar as rochas em foliadas e não foliadas. As rochas não foliadas formam-se, geralmente, a partir de rochas pré-existentes constituídas por apenas um mineral. As rochas foliadas formam-se a partir de rochas pré-existentes poliminerálicas.